segunda-feira, 6 de julho de 2009

pactos



"Ele diz que te ama, então tá. Ele ama-te.
Você sabe que é amado porque lhe disseram isso, as três palavrinhas mágicas. Mas saber-se amado é uma coisa, sentir-se amado é outra, uma diferença de milhas, um espaço enorme para a angústia instalar-se.

A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e verbalização, apesar de não sonharmos com outra coisa: se me beija, diz que me ama, tenha a santa paciência, vou querer que ele faça pacto de sangue também?

Pactos. Acho que é isso. Não de sangue nem de nada que se possa ver e tocar. É um pacto silencioso que tem a força de manter as coisas enraizadas, um pacto de eternidade, mesmo que o destino um dia venha a dividir o caminho dos dois.

Sentir-se amado é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida, que zela pela sua felicidade, que se preocupa quando as coisas não estão dando certo, que sugere caminhos para melhorar, que coloca-se a postos para ouvir suas dúvidas e que te dá um abanão, caso estejas delirando. (...)

Sentem-se amados aqueles que perdoam um ao outro e que não transformam a mágoa em munição na hora da discussão.
Sente-se amado aquele que se sente aceite, que se sente bem-vindo, que se sente inteiro.
Sente-se amado aquele que tem sua solidão respeitada, aquele que sabe que não existe assunto proibido, que tudo pode ser dito e compreendido.
Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem inventar um personagem para a relação, pois personagem nenhum se sustenta muito tempo.
Sente-se amado quem não ofega, mas suspira; quem não levanta a voz, mas fala; quem não concorda, mas escuta.

Agora sente-se e escute: um amo-te não diz tudo. "

Martha Medeiros

Um amo'te por vezes nem diz nada! Amo'te vazio de sentido. Vazio de sentimento.
Verdadeiros são os pactos que fazemos inconscientemente, quando acabamos por dizer "é para sempre, prometo". Mas pelo menos, mesmo que não seja para sempre, o pacto foi feito, a transbordar de sentimento. Sentimentos reflectidos na voz trémula de quem tem a lágrima no olho. Sentimentos reflectidos nas mãos que apertam com mais força até se sentir o batimento cardiaco. Sentimentos reflectidos nos sorrisos partilhados, e nos abraços apertados. E nem todos têm isto.
Dizes amo'te vazio?Não digas.
no more.

2 comentários:

  1. "Mas saber-se amado é uma coisa, sentir-se amado é outra," - já me soube amada , mas sentir-me ? nunca , não sei o que é sentir-me amada :x

    "Sentimentos reflectidos na voz trémula de quem tem a lágrima no olho" - nalguns casos , infelizmente , são mais sentimentos irreflectidos , vazios , ocos , sem significado.

    obrigada pelo comentário , foi um dos mais impulsionadores que me fizeram (:
    se te identificas , é bom , é bom sabermos que não somos os unicos a sentir alguma coisa .
    gostei do teu blog tambem , e acho que o tema deste texto é mesmo interessante (:

    não invades , volta sempre ! *

    ResponderEliminar
  2. pois , acho que esse texto foi um dos mais dificeis que escrevi . foi preciso muita coragem , não só para ao escrever , tal como para fazer com que as palavras que escrevia soassem verdadeiras para mim. chorei a escrever , chorei a lê-lo , talvez seja por isso que sentes com tanta precisão a quantidade de sentimentos que ali flutua .

    sim, eu acredito que um dia tambem vais conseguir despedir-te , mas depende de ti , tens que agarrar com firmeza as palavras (:

    obrigada eu , mesmo muito obrigada por me leres. acredita que é importante opinioes como as tuas. eu vou continuar a acompanhar o desenvolvimento do teu blog (:

    ResponderEliminar

e então? partilha tudo comigo :D