segunda-feira, 10 de agosto de 2009

crónicas do meu pensamento


Talvez nada do que vou para aqui escrever seja da minha conta, mas hoje, quis parar para pensar, deixar de relatar todas as minhas dorezinhas de vidinha adolescentina e tentar perceber como tantos desses que deveriam viver essa vida adolescente, não a vive.
Não, não me quero armar aos cucos, com discursos certinhos e direitinhos de quem acha que sabe muito mas...

...hoje deparei-me com uma miúda, sim miúda, dezassete anos, andou comigo na escola primária, partilhou comigo brincadeiras, risos de criança, arrufos de meninas, e hoje, passados cinco anos da nossa separação deparo-me com ela grávida, casada. Sim,grávida e casada. O seu filho está previsto nascer para a próxima semana. Fiquei em choque, nem sabia o que dizer.. dar os parabéns? Talvez fosse o melhor, mas não consegui, apenas me piscava na cabeça a ideia de ter exactamente a mesma idade e ainda ser tão miúda, sim miúda, de ainda nem de mim mesma tomar conta, quanto mais de um bébe da minha inteira responsabilidade. Ser mãe, talvez daqui a dez anos.
Não a estou a condenar, mas meteu-me muita confusão, apesar de ela exibir no seu lindo rosto moreno, um sorriso radiante.
Digo ,"Adeus, espero que corra tudo bem!", não mais, quando me o que me dava mesmo vontade era perceber como tudo aconteceu.
"Chau, Ritinha!" , sai pela porta e fico estagnada, e em segundos tento lembrar-me o que se passou com todos os meus amiguinhos da primária, aqueles com quem cresci até que a mudanças de ciclos de escola e de vida, fizeram com que cada um seguisse o seu caminho. Alguns não fazem nada da vida, ou melhor questiono-me o que realmente farão eles, outros estudam como eu e até continuo a saber dos seus sonhos e ambições, outros questiono-me se realmente fazem o que sonharam. Mas qual de nós está certo? Ou melhor, qual de nós está realmente feliz?
Talvez num próximo ciclo, volte a pensar como os caminhos que escolhemos influenciam toda uma felicidade.
Meus amiguinhos da primária, sejam felizes! :)


1 comentário:

  1. Ena , Rita , fizeste-me pensar tanto agora :/
    Os meus amigos da primária , não tenho contacto com nenhum , nenhum deles . Que saudades desses tempos , tão inocentes .

    - Quanto à tua amiga , eu só espero que ela tenha a força necessária para encarar a mudança que a Vida dela vai ter . Eu não estava preparada , de longe.

    ResponderEliminar

e então? partilha tudo comigo :D