sexta-feira, 4 de setembro de 2009

arrepios.


nada mostra melhor o que sinto, o que me arrepia sempre que penso em...em..., as minhas palavras estão silenciadas, mas o sentimento está aqui:



Adeus - Eugénio de Andrade

Já gastámos as palavras pela rua, meu amor,
e o que nos ficou não chega
para afastar o frio de quatro paredes.
Gastámos tudo menos o silêncio.
Gastámos os olhos com o sal das lágrimas,
gastámos as mãos à força de as apertarmos,
gastámos o relógio e as pedras das esquinas
em esperas inúteis.

Meto as mãos nas algibeiras e não encontro nada.
Antigamente tínhamos tanto para dar um ao outro;
era como se todas as coisas fossem minhas:
quanto mais te dava mais tinha para te dar.
Às vezes tu dizias: os teus olhos são peixes verdes.
E eu acreditava.
Acreditava,
porque ao teu lado
todas as coisas eram possíveis.

Mas isso era no tempo dos segredos,
era no tempo em que o teu corpo era um aquário,
era no tempo em que os meus olhos
eram realmente peixes verdes.
Hoje são apenas os meus olhos.
É pouco mas é verdade,
uns olhos como todos os outros.

Já gastámos as palavras.
Quando agora digo: meu amor,
já não se passa absolutamente nada.
E no entanto, antes das palavras gastas,
tenho a certeza
de que todas as coisas estremeciam
só de murmurar o teu nome
no silêncio do meu coração.

Não temos já nada para dar.
Dentro de ti
não há nada que me peça água.
O passado é inútil como um trapo.
E já te disse: as palavras estão gastas.

Adeus.


10 comentários:

  1. adoro Eugénio de Andrade, e esse poema é dos mais bonitos que ele tem $:
    tambem gosto bastante deste:

    É urgente o amor.
    É urgente um barco no mar.

    É urgente destruir certas palavras,
    ódio, solidão e crueldade,
    alguns lamentos,
    muitas espadas.

    É urgente inventar alegria,
    multiplicar os beijos, as searas,
    é urgente descobrir rosas e rios
    e manhãs claras.

    Cai o silêncio nos ombros e a luz
    impura, até doer.
    É urgente o amor, é urgente
    permanecer

    ResponderEliminar
  2. Eugénio de Andrade um grande homem . E este poema arrepia-me toda , mesmo . Lindo lindo lindo .

    ResponderEliminar
  3. já conheço este poema à bastante tempo e sem dúvida é tipo MEGA! lindo. amo-o a ele mas + a ti =D

    de qualquer das maneiras

    "Não me digas adeus logo à chegada
    senão sabes o significado de partida.
    Morri! "

    ResponderEliminar
  4. oh querida, eu é que agradeço todos os comentários, todas as sugestões e o tempo que depositaste ao ler o meu blog. cada palavrinha foi lida e guardada em mim, porque sei, que só continuo a escrever, porque pessoas como tu, gostam de ler os meus textos.

    em relação ao teu blog, não há palavras que descrevam a sensação que tenho, cada vez que leio-o. é uma sensação boa, uma sensação de "estar em casa".
    a admiração vai aumentado de texto para texto.
    és um GRANDE ESCRITORA, disso não duvides.

    beijinhoos querida*

    (desculpa o testamento :x)

    ResponderEliminar
  5. As soluçoes *-*

    Resposta primeiro:
    Como não pode ser a letra E apesar de ser o mais lógico visto tratar-se de uma sequencia é a letra F, porque com o “_” dá origem à letra E. (Eu disse que era estúpido)

    Resposta segundo:
    Liga-se o interruptor 1 e 2 por exemplo e não se mexe no 3, deixa-se passar um tempo e desliga-se o interruptor 1. De seguida faz-se uma ida à garagem e observa-se a lâmpada.
    Se estiver desligada e fria, o interruptor que funciona é o 3.
    Se estiver desligada e quente, o interruptor que funciona é o 1.
    Se estiver ligada, o interruptor que funciona é o 2.
    (Acho que deu para perceber a explicação)

    ResponderEliminar
  6. apagaste o blog? :O
    mas tu escreves lindamente. é dos blogs que eu mais adoro visitar é o teu.
    deste o prencipio.
    cada palavrinha é tão mágica $:
    adoro, a serio, e como já te tinha dito, vais ter-me sempre como admiradora, e espero que nunca desistas deste teu grande dom $:

    obrigado por todas as palavras que já me disseste :')

    beijinhooooos *

    ResponderEliminar
  7. fizeste bem em ter criado um novo :D

    e obrigado pelo comment, após achar que a minha voz é feia e quando a minha mae ja nao se lembrar eu poder apagar xD

    ResponderEliminar
  8. http://apontamento-bernardo.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. que poema lindo *.*

    obrigada, tu tambem :$

    ResponderEliminar

e então? partilha tudo comigo :D